Back to Blog

Zeeng e Bluma HUB divulgam presença digital das marcas brasileiras mais valiosas

Paulo Gomes (PH)

Levantamento analisa o impacto positivo de um bom posicionamento na internet na visão dos consumidores.

Anualmente a Interbrand, consultoria global de marcas, realiza um estudo onde apresenta as 25 marcas mais valiosas do mercado brasileiro. Com o objetivo de compreender melhor como essas empresas se comportam no ambiente digital a Zeeng , primeira plataforma de big data analytics voltada para o setor de marketing e comunicação, em parceria com a Bluma Hub , empresa focada em estratégias digitais, preparou a segunda edição do ranking da presença digital das marcas citadas no levantamento.

O ranking analisa o impacto positivo de um bom posicionamento na internet na visão dos consumidores. No estudo, foram analisadas as seguintes categorias: ativo social, comparação do número de seguidores, fãs e inscritos que cada marca possui em suas redes sociais; web analytics que compara a autoridade dos domínios e relevância entre os sites e o social analytics que analisa o comportamento de cada marca em suas redes sociais oficiais e leva em consideração informações como: engajamento, ativo social, share of voice e volume de interações.

“Nesta segunda edição, o nosso intuito foi estimular ainda mais a reflexão sobre o comportamento das grandes marcas no ambiente digital e apresentar um comparativo com o primeiro estudo, apresentado no começo de 2019.

Dessa maneira, conseguimos entender melhor o caminho percorrido por essas empresas”, comenta Paulo Henrique Gomes, Head of Growth da Zeeng.

Ao todo, as empresas foram divididas em quinze setores. Entre elas, alguns destaques: Financeiro – No ranking nota se a presença de quatro marcas: Itaú, BTG Pactual, Bradesco, Banco do Brasil. Embora esteja entre as mais valiosas, a BTG Pactual não aparece entre as top cinco no posicionamento digital dentro do segmento financeiro e o Banco do Brasil, que aparecia como primeiro colocado no Score, caiu para última posição no período.

“Quando olhamos o estudo notamos que Nubank e Caixa Econômica Federal se fortaleceram muito no ambiente digital. E, apesar da lista de ativo social manter-se muito parecida como a do último estudo, nós temos grandes reposicionamentos em web analytics e notícias. Nas duas métricas o antigo líder – Banco do Brasil – perdeu posição para CEF, Bradesco e Itaú”, afirma Eduardo Prange, CEO da Zeeng.

Cervejeiro – As empresas mais relevantes no ambiente digital são Skol, Brahma, Eisenbahn e Cervejas Colorado. Houve uma diferença no mercado cervejeiro, já que as cervejas Itaipava e Wals (presentes na última análise) saíram do top cinco e deram lugar às marcas Eisenbahn e Cervejas Colorado. Um ponto de atenção é o fato da Skol ter perdido posicionamento em Web Analytics e a Brahma ter se recolocado nesta mesma categoria ascendendo de 1.1M para 390k.

Higiene pessoal, perfumaria e cosméticos – Os destaques foram Natura, Salon Line, Tô de Cacho, O Boticário e Quem disse, Berenice. Entre elas, a Natura manteve sua posição digital entre as cinco marcas com presença mais relevante no segmento, apresentou uma ascensão em web analytics e continua com uma estratégia de notícias alinhada. A empresa ainda tem oportunidades de crescimento relacionadas a seu ativo social para estratégias digitais.

Energia, petróleo etc. – Assim como no estudo do começo do ano, as empresas que estão no top cinco são: Petrobras, Ipiranga, Atvos, Raízen e CPFL Energia. Porém, no estudo anterior, a Ipiranga e Petrobrás apresentavam um Score muito próximo, entretanto agora há uma grande diferença de pontuação entre elas. Em relação às notícias, nota-se grande diferença entre a Petrobrás e as demais marcas, por ser constantemente citada em matérias relacionadas à política nacional e notícias sobre economia e investimentos.

Moda e vestuário – Os destaques são C&A, Lojas Renner, Riachuelo, Marisa e Hering. As Lojas Renner seguem em primeiro lugar em relação aos rankings de ativo social e web analytics, mesmo que todas as marcas tenham apresentado crescimento em ativos sociais. E no ranking digital também se observou que a marca Reserva, que no estudo anterior estava no top cinco, deu lugar à Hering, que ainda possui grandes oportunidades para explorar este universo e apresentar crescimento.

Lojas de vendas online – Magazine Luiza, Submarino, Casas Bahia, Americanas e Netshoes, são destaques no top cinco. Permanecem em evidência as três marcas brasileiras que estão presentes no estudo das mais valiosas. Seguindo a Magazine Luiza na liderança das marcas. Netshoes entrou para o ranking das cinco mais bem posicionadas digitalmente, ficando no lugar do Polishop o que influenciou diretamente no posicionamento digital das Casas Bahia que decresceu de posição em ativo social, web analytics e notícias. As três marcas (Magazine Luiza, Casas Bahia e Americanas) possuem gaps para alinhamento de estratégias digitais.

Para acessar o estudo completo com todos os setores, acesse aqui.

Mais posts no blog

Breve análise da Presença Digital dos Presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro com a Plataforma Zeeng

Enquanto no Brasil a próxima eleição para presidente do país só acontecerá em outubro de 2022, nos Estados Unidos os americanos já começam a se preparar para ir às urnas no próximo ano. Pensando nisso realizamos um estudo onde analisou a presença digital dos presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump. 

Ler o post

Você já parou para pensar em inteligência de mercado hoje?

Existem exemplos de empresas que saíram do padrão, inovaram e traçaram o melhor caminho para o sucesso usando muito deste recurso. O Spotify, por exemplo, modificou radicalmente o modo como as pessoas ouvem músicas e programas gravados. Hoje, elas precisam apenas baixar o app e ouvir suas playlists e podcasts a qualquer hora, em qualquer lugar. Mas para chegar a este nível de disrupção e realmente conquistar o público, a inteligência por trás dos dados foi ponto-chave, principalmente, no momento de aprender com os usuários e oferecer sugestões de áudios relacionados aos seus gostos.

Ler o post

Performance dos Municípios nas Redes Sociais

A Zeeng se uniu à escola de Inteligência Política Digital, Trespontos Labs, para criar uma série de eventos: "Performance de Municípios nas Redes Sociais", encontros online, ao vivo, realizados através de um bate papo leve, informal, conduzido pelo publicitário Thiago Ribeiro, fundador da Trespontos Labs, com participação do time da Zeeng e de uma comunidade de profissionais, que inclui… Você!

Ler o post

Fique conectado

Cadastre o seu e-mail abaixo e receba as novidades da nossa plataforma.
Oba, agora é só ficar ligado na sua caixa de correio.
Ops, algo deu errado! Tente novamente.
Fique tranquilo! Nunca compartilhamos seus dados com terceiros.