Back to Blog

TOP 10 marcas em interações no Instagram

Bruna Aosani

O Instagram bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensais, seguindo como a sexta maior rede social. Segundo o Statista a rede fica atrás do Facebook, com 2,2 bilhões de usuários ativos mensais, Youtube (1,5 bi), WhatsApp (1,5 bi), Facebook Messenger (1,3 bi) e WeChat (1 bi). A rede está em constante crescimento e já é uma das mais populares do mundo. 

Atualmente é imprescindível para as marcas estarem ativas na rede e crucial que a atuação destas seja baseada em métricas e estratégias que melhor funcionam em seu setor. É importante levar em consideração também que o Instagram é uma plataforma de conteúdo visual, e nós acreditamos na junção da criatividade e dos dados para obter resultados consistentes e garantir a visibilidade da marca.

Com o objetivo de entender o posicionamento das marcas na rede no Brasil, realizamos uma análise considerando mais de 6.5k players e chegamos nas Top 10 marcas que obtiveram mais interações. 

As Top 10 marcas realizaram mais de 1k posts no período da análise, entre 18/04 e 18/05.

Nosso CEO, Eduardo Prange, fez um vídeo apresentando o estudo de forma objetiva através da Zeeng Platform.


Apresentamos na imagem abaixo as marcas em destaque no quesito interações no Instagram. 

As Top 10 marcas são: Netflix, Riachuelo, League of Legends, Hurb, Salon Line, Intrínseca, Toyshow, Arezzo, Descomplica e Hering.

Podemos perceber que diferentes setores alcançaram os melhores resultados e marcas como Netflix e Intrínseca foram destaque também na análise de reações do Facebook realizada pela Zeeng no último mês.

O Gráfico de Share of Voice mostra quais são as marcas que mais estão postando e quais as redes mais utilizadas dentro do segmento monitorado.

As 10 marcas somam mais de 1k posts no período e destaque para as que mais realizaram publicações na rede foram ToyShow, Intrínseca e Hurb sendo o Instagram a rede mais utilizada por estas em suas publicações nas redes sociais.

Os posts em destaque foram para as marcas Intrínseca, League of Legends e Toyshow.

Percebe-se que League of Legends obteve quatro dos seis posts com maior engajamento. 

Aproveitamos para compartilhar a análise sobre o universo dos games no Brasil feita pelo Meio e Mensagem através da Zeeng no último mês.

Os formatos de posts mais utilizados pelas marcas na rede são imagens e carrossel. 

Consideramos carrossel, imagem e vídeo no Instagram.


As marcas com maior ativo social são Netflix, Riachuelo e Arezzo somando juntas mais de 31 milhões de seguidores na rede.

Analisando quais são os horários que estas marcas obtém o maior engajamento em suas publicações na rede descobrimos que o horário dás 11h e dás 14h existem picos de interações, em destaque na quinta-feira e sábado.

O instagram é uma rede plenamente utilizada pelas mais de 6.5k marcas que temos catalogadas na Plataforma, de maneira muito próxima e equilibrada com o Facebook, que é a rede onde estes players estão mais ativos atualmente.

Tão importante quanto estar dentro dessa rede é conseguir aprender e pegar as melhores referências de quem está se destacando para apoiar suas estratégias de conteúdo dentro do canal.

Percebemos que não existe um padrão dentro das marcas de sucesso, mas sim algumas proximidades, como por exemplo o formato de posts, mas que não necessariamente tem ligação direta com a performance da publicação.

É importante ressaltar que ao fazer uma análise para sua marca/empresa deve configurar uma visão mais próxima da realidade, ou seja, entender como os concorrentes estão se comunicando, quais resultados estão obtendo e definir o benchmarking que possa servir como inspiração na sua estratégia.



Mais posts no blog

Como anda a comunicação digital dos Clubes Brasileiros de Futebol?

Os Clubes brasileiros têm encontrado no meio digital uma forma de alavancar seus negócios, principalmente após a pandemia de coronavírus onde a comunicação através das redes sociais se mostrou ainda mais necessária.

Ler o post

Top 10 farmácias com melhor presença nas redes sociais

Realizamos um estudo exclusivo para o Panorama Farmacêutico a fim de entender quais farmácias brasileiras estão performando melhor nas redes sociais.

Ler o post

ANÁLISE DE PRESENÇA DIGITAL: MESSI X CR7 X NEYMAR

O estudo avaliou o desempenho nas redes sociais e imprensa dos três jogadores, bem como os seus impactos econômicos e mercadológicos. Os números foram levantados entre o dia 17 de junho e 17 de julho de 2020.

Ler o post

Fique conectado

Cadastre o seu e-mail abaixo e receba as novidades da nossa plataforma.
Oba, agora é só ficar ligado na sua caixa de correio.
Ops, algo deu errado! Tente novamente.
Fique tranquilo! Nunca compartilhamos seus dados com terceiros.