Back to Blog

Top 10 farmácias com melhor presença nas redes sociais

Bruna Aosani

Realizamos um estudo exclusivo para o Portal Panorama Farmacêutico a fim de entender quais farmácias brasileiras melhor estão performando nas redes sociais. 

Para alcançar as Top 10 com melhor presença digital analisamos mais de 100 marcas do setor de varejo farmacêutico catalogadas na Plataforma no período de 01/04/2020 à 01/07/2020.

O período de tempo considerado reflete também os movimentos e estratégias adotados pelas marcas durante a pandemia, momento em que a comunicação através das redes sociais se fez imprescindível.

As top 10 farmácias de destaque são: Drogasil, Drogaria Pague Menos, Droga Raia, Drogaria São Paulo, Drogaria Araújo, Drogaria Pacheco, Drogal, Drogaria Minas Brasil, Extrafarma e Drogaria Venâncio

Na imagem abaixo está o Zeeng Score, um indicador da nossa plataforma que mede a presença digital das marcas tendo em vista as vertentes de Redes Sociais, Web Analytics e Conteúdo Noticioso e comparando com as marcas de cada setor (nesse caso, setor de varejo farmacêutico).

Drogasil, Drogaria Pague Menos e Droga Raia são os players que obtiveram maior nota por presença digital no período analisado.


As 10 marcas somam mais de 1.500 posts no período, o que representa em torno de 17 publicações por dia e praticamente uma a cada 90 minutos e as que mais postaram foram Drogaria Araújo (22,18%), Drogaria Pague Menos (19,61%) e Drogaria Venancio (14,29). 

A rede mais utilizada foi o Facebook, seguido do Instagram, Twitter e Youtube.

Conforme mostra a imagem abaixo, entre os mais de 1.5k posts do período em todas as redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube) os que obtiveram maior engajamento foram para as marcas Drogaria Minas Brasil, Drogasil e Drogal.


Drogaria Minas Brasil alcançou três posições nos Top Posts, sendo todas publicações de sorteios no Instagram.

Dois dos TOP seis posts que obtiveram maior engajamento no Facebook foram da Drogal, ambos com promoções de fraldas para bebês.

Drogasil alcançou três posições nos Top Posts do Facebook, todas as publicações são relacionadas ao Covid-19.

No Instagram as três publicações de maior destaque foram da Drogaria Minas Brasil, todas são sorteios na rede. 
Os dois posts de destaque da Drogaria Venancio também são sorteios.

Dentre os posts em destaque no Twitter, quatro deles são relacionados ao Sleeping Giants e ao boicote de veiculação de anúncios nas Redes Sociais. A publicação que obteve maior engajamento foi da Drogasil.

A Drogaria Pague Menos obteve todas as publicações em destaque no Youtube. Dos 172 mil fãs das redes no YouTube, a marca concentra 83% dos seguidores. 

O post com maior engajamento é um quadro sobre Esperança com a participação do Padre Reginaldo Manzotti.

A marca tem postado vídeos diários sobre assuntos relacionados à saúde.

Predominância para o formato de reply (Twitter) e imagens nas estratégias dos players analisados.

Consideramos imagem, vídeo, carrossel, link, nota, status, tweet, retweet e reply na análise de formatos.

As marcas com maior ativo social são Drogaria Pague Menos, Droga Raia e Drogasil somando mais de 1.9 milhões de fãs.

Todas as marcas juntas possuem um ativo social de 3.6 milhões.

A rede que possui mais seguidores das três empresas em destaque é o Facebook.

Abaixo estão os horários nobres de publicação, considerando o Facebook, Instagram e Twitter.






Mais posts no blog

Como os maiores clubes de futebol do mundo estão disputando espaço no digital?

A pandemia do Coronavírus acelerou a transformação digital do mundo, e o futebol mostrou, neste período, um incrível poder de engajamento, monetização e entregas digitais para patrocinadores.

Ler o post

Quais são os players de streaming com melhor performance digital?

A fim de entender como os players de streaming estão se comunicando e o que melhor está funcionando em suas estratégias digitais, analisamos quais têm se destacado e também descobrimos novas plataformas, além das gigantes do mercado.

Ler o post

10 cursos para você entrar de vez no universo data driven

O meio digital possibilita a captura de uma quantidade inimaginável de dados, mas todo esse volume não serve de nada se você não souber como usar ao seu favor, e é justamente por isso que decidimos compartilhar 10 cursos que vão te colocar de vez no mundo data driven e te ensinar como transformar dados em informações úteis.

Ler o post

Fique conectado

Cadastre o seu e-mail abaixo e receba as novidades da nossa plataforma.
Oba, agora é só ficar ligado na sua caixa de correio.
Ops, algo deu errado! Tente novamente.
Fique tranquilo! Nunca compartilhamos seus dados com terceiros.