Back to Blog

Análise de posts relacionados ao Covid-19 que mais se destacaram nas redes sociais

Bruna Aosani

O surto de coronavírus pegou a todos de surpresa e tem influenciado em muitos aspectos nas nossas vidas. A rotina mudou e exige criatividade para lidar com novas situações e imprevistos durante a pandemia.

Sabe-se que o atual cenário nunca foi vivenciado e sendo assim, exige que as empresas e profissionais direcionem seus esforços à estudos, experimentos e testes para encontrar evidências sobre o que melhor está performando em sua área.

Acreditamos que apesar da situação, estas mudanças geram aprendizados e evolução. Acompanhamos muitas ações incríveis de marcas no Brasil e decidimos analisar os posts de marcas brasileiras relacionados ao Covid-19 que mais se destacaram nas redes sociais.

Para a análise consideramos mais 12k posts realizados pelas mais de 6k marcas cadastradas em nossa Plataforma e selecionamos aquelas com atuação no brasil e que possuem presença nas redes sociais escolhidas (Facebook, Instagram e Youtube). 

Os posts foram analisados no período de 01/04 à 14/04.


Posts de destaque no Facebook

Percebe-se que a grande maioria dos posts mais amados da rede são de empresas da saúde. As publicações de cunho positivo e até emocionantes falam sobre o Dia Mundial da Saúde (07/04), relatam agradecimentos e anunciam boas notícias, como a alta de um recém nascido curado do vírus, visitas virtuais de familiares sendo realizadas com equipamentos médicos e a importância da música para acalentar o coração dos profissionais da área. 

O Hospital Santa Joana teve o post de maior destaque com mais de 1.5k reações de amei. 


Empresas de transporte também tiveram reações positivas. A DAF Caminhões e a Latam obtiveram mais de 600 reações de amor em posts de agradecimento aos transportadores de cargas de alimentos e insumos para saúde, profissionais que têm um papel tão importante nesse momento.

Posts de maior destaque no Instagram

Em grande destaque nos posts da rede identificamos a plataforma de conteúdos online Descomplica, alcançando 50% das publicações com mais reações positivas. 

A marca investiu em publicações com conteúdos explicativos sobre o Covid-19 relacionados à história, ciências e saúde, inclusive dando dicas para o ENEM. O post de maior alcance teve mais de 19k curtidas.

Grandes lojas como Leroy Merlin, Havan e Toyshow obtiveram respectivamente 16.4k, 13.2k e 7.9k curtidas em posts falando sobre o uso de máscaras de proteção.


O Supermercado Verdemar entrou para a lista com um post contendo mais de 10k curtidas relatando sobre os procedimentos de cuidado e proteção que a rede tem feito para o atendimento ao público.

Posts de maior destaque no Youtube

O destaque nessa rede é para o mercado financeiro. Os dois posts de maior destaque são do Banco Bradesco com respectivamente 561 e 310 curtidas. O BTG Pactual e o Banco do Brasil também entraram para a lista. O conteúdo das publicações abordam temas como prorrogação de empréstimos, live sobre a crise e o maior destaque foi para o Bradesco abordando uma campanha positiva chamada #ReinventeOFuturo

Publicações relacionadas a saúde são destaque nos perfis do Hospital Albert Einstein e da USP, ambos falam sobre laboratórios e pesquisa sobre o Coronavírus. 

A rede de telefonia Claro ganhou um espaço na lista com um post em libras para levar informação acessível ao público. 


A Hyundai entrou para a lista com dois posts apresentando uma campanha de transporte solidário, promovendo mobilidade gratuita para maiores de 60 anos e profissionais da saúde em diversas áreas do Brasil.

Concluímos que os posts de maior destaque nas redes sociais analisadas foram os quais promoveram ações positivas, divulgaram conteúdo informativo e mensagens que aproximam a empresa do público. 

Percebemos que publicações incentivando a compra de produtos ou serviços foram minoria e não obtiveram reações positivas expressivas.

Se tiveres dúvidas é só entrar em contato com a gente através do site :)


Mais posts no blog

Como anda a comunicação digital dos Clubes Brasileiros de Futebol?

Os Clubes brasileiros têm encontrado no meio digital uma forma de alavancar seus negócios, principalmente após a pandemia de coronavírus onde a comunicação através das redes sociais se mostrou ainda mais necessária.

Ler o post

Top 10 farmácias com melhor presença nas redes sociais

Realizamos um estudo exclusivo para o Panorama Farmacêutico a fim de entender quais farmácias brasileiras estão performando melhor nas redes sociais.

Ler o post

ANÁLISE DE PRESENÇA DIGITAL: MESSI X CR7 X NEYMAR

O estudo avaliou o desempenho nas redes sociais e imprensa dos três jogadores, bem como os seus impactos econômicos e mercadológicos. Os números foram levantados entre o dia 17 de junho e 17 de julho de 2020.

Ler o post

Fique conectado

Cadastre o seu e-mail abaixo e receba as novidades da nossa plataforma.
Oba, agora é só ficar ligado na sua caixa de correio.
Ops, algo deu errado! Tente novamente.
Fique tranquilo! Nunca compartilhamos seus dados com terceiros.