Back to Blog

Performance digital dos bancos no Brasil

Bruna Aosani

O setor financeiro cresceu em meio a pandemia, com o boom das fintechs e bancos digitais.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) afirmou que os bancos têm passado por um processo de digitalização nos últimos anos. “Atualmente os investimentos feitos pelo setor bancário em tecnologia são na ordem dos R$25 bilhões anuais”.

A fim de entender como estas marcas estão se comunicando no ambiente digital e o que melhor está funcionando em suas estratégias, analisamos através da Plataforma Zeeng quais têm se destacado e obtivemos insights valiosos para o mercado.

O critério adotado para a definição das Top 20 marcas foi o Zeeng Score, um indicador que mede a presença digital das marcas em relação aos concorrentes, na perspetiva de redes sociais, conteúdo noticioso e web analytics. O período analisado foi entre 20/01/21 à 20/04/21.

Quais são os bancos com melhor performance digital?


As marcas de destaque foram: Caixa, Bradesco, Nubank, Itaú, Banco do Brasil, Banco Inter, Santander, Sicredi, Banrisul, Banco do Nordeste, SumUp, Banco C6, Banco de Brasília, Banco Pan, Banco Original, Daycoval, Banco BS2, Neon, BMG e Banco BV.

O estudo completo é dividido em três olhares: Notícias, Web Analytics e Redes Sociais.

Baixe o estudo completo!

Você pode fazer ter acesso ao conteúdo completo do Estudo, gratuitamente. 

Para baixar o material é só clicar aqui.

Conteúdo noticioso

Os players analisados possuem forte presença na imprensa e foram mencionados 44 mil vezes no período analisado. 

É de extrema importância levar em consideração nas estratégias de comunicação tudo o que sai na mídia sobre a sua marca e a concorrência. Nessa análise consideramos conteúdo noticioso de veículos digitais e impressos, mas vale lembrar que você pode e deve monitorar rádio e TV, dependendo do seu mercado, público e objetivos. 

Ao monitorar o que a imprensa está falando sobre a sua marca é possível perceber oportunidades e até gerenciar crises. Monitorando a concorrência se têm a oportunidade de entender quais assuntos estão em alta no seu mercado de atuação, quais veículos mais estão falando sobre os competidores, descobrir em quais veículos estão apostando seus anúncios além de diversos insights de conteúdo.

Dentre os mais de 15k veículos que mencionaram as marcas em 44k notícias, os portais de destaque foram: Yahoo, MSN, Terra, O Povo e Valor Econômico.

Caixa, Banco do Brasil e Itaú foram os players mais mencionados em notícias no período.


Analisamos também quais termos mais foram utilizados nas notícias relacionadas às marcas.


Para entender quais temáticas mais estavam sendo mencionadas em conteúdo noticioso relacionadas às marcas analisadas, segmentamos as notícias em assuntos de relevância no mercado descobrimos os destaques e quais marcas mais estão falando sobre cada um deles.

Taxas de Juros é um dos temas que mais foi mencionado relacionado as marcas analisadas. Banco do Brasil, Itaú e Bradesco se destacaram na temática.


Além de Taxas de Juros, analisamos conteúdos noticiosos relacionados a Pix, Crédito Imobiliário e Limite de Crédito, para ver o material completo é só clicar aqui para fazer o download.


Redes Sociais

Os top 20 players possuem um ativo social de 52 milhões considerando Instagram, Facebook, Twitter e Youtube. As marcas que mais possuem seguidores nas redes são Itaú, Bradesco e Caixa.

Baixando a análise completa você encontra quais marcas obtém maior volume de seguidores em todas as redes, os formatos mais utilizados, top posts em interações nas redes sociais, entre outros insights.

O Twitter foi a rede mais utilizada, mas não foi a rede que gerou o maior volume de interações. O Instagram obteve 10x mais interações diárias no período.

Percebemos que a comunicação das marcas no Twitter é diferente das demais redes sociais, sendo muito utilizado para responder o público e compartilhar conteúdos engraçados e memes.


Abaixo estão as marcas que mais obtiveram interações em cada uma das redes.


Ao analisarmos os players que mais estão postando no Facebook (a rede que possui o maior ativo social), Caixa, Banco do Brasil e Daycoval se destacam.


Banco Daycoval não está entre as marcas com maior ativo social mas se destaca em volume de publicações, mostrando consistência em sua estratégia na rede.

Caixa, Banco do Brasil e Banrisul foram os que mais postaram no Instagram. Caixa se destaca em volume de publicações e também em ativo social na rede.


No Twitter, os destaques em volume de publicações são Santander, Banco do Brasil e Itaú.

Santander também obteve o maior número de interações na rede.


Caixa, Santander e Banco do Brasil se destacaram em volume de posts no Youtube, mas não são os players com maior ativo social na rede.


Ao analisarmos os posts com maior engajamento e visualizações no Youtube, Bradesco se destaca não só entre os demais bancos, mas também como o vídeo com mais visualizações dentre mais de 9k marcas catalogadas na Zeeng.


Web Analytics

Por fim, mas não menos importante, analisamos a performance dos sites dos 20 players.

Caixa, Banco do Brasil e Itaú são os melhores colocados no ranking global de websites.

Outros insights importantes em uma análise de concorrência é entender a taxa de rejeição, permanência no site e tráfego oriundo de mecanismos de pesquisa (Google, Bing, etc.).


Lembrando que para ver o estudo completo é só fazer o download aqui.

Ah, se você quiser entender como analisar os seus concorrentes, é só solicitar um trial gratuito para conhecer a plataforma.



Mais posts no blog

Análise de presença digital dos escritórios de contabilidade

Em parceria com a Essent Jus e Captee analisamos como as contabilidades de destaque estão trabalhando sua performance digital e quais pontos podem servir de referência para as demais.

Ler o post

Zeeng está entre as 100 Startups to Watch 2021

Em sua quarta edição, a lista traz cem empresas com soluções inovadoras para atender às demandas de uma economia em transformação. São startups com potencial para se tornarem líderes e prontas a receber a atenção de investidores, grandes empresas, governos e aceleradoras.

Ler o post

Indústria farmacêutica e a questão de sustentabilidade e responsabilidade ambiental no Brasil

Em parceria com o Panorama Farmacêutico analisamos como a indústria farmacêutica trabalha as questões de sustentabilidade e responsabilidade ambiental em seus canais digitais.

Ler o post

Fique conectado

Cadastre o seu e-mail abaixo e receba as novidades da nossa plataforma.
Oba, agora é só ficar ligado na sua caixa de correio.
Ops, algo deu errado! Tente novamente.
Fique tranquilo! Nunca compartilhamos seus dados com terceiros.