Back to Blog

Estudo mostra players de agronegócios com boa presença digital

Maiara Süedekum de Sá

Como está a presença digital das empresas de agronegócios, dos grandes players e instituições às startups?

O Mercado Digital, em parceria com a Zeeng Big Data Analytics, foi atrás disso e descobriu que entre os players analisados, a Embrapa é a que demonstra o maior destaque em sua estratégia de comunicação digital, obtendo um resultado do Zeeng Score bem à frente dos concorrentes, com 8,1, seguida pela John Deere e Basf.

“A Embrapa não é a que tem maior ativo social, como fãs ou seguidores, mas tem uma presença geral equilibrada em todos os canais analisados, como websites, noticias e redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter e Youtube”, comenta o CEO da Zeeng, Eduardo Prange. O período analisado foi de 01 de janeiro a 25 de agosto de 2019 e a escolha das marcas teve a curadoria do Mercado Digital.

Ao contrário do que se poderia pensar, o estudo mostra que as marcas de agronegócios têm uma presença digital plena. “Os players do setor estão olhando para o mundo digital e fazendo um trabalho de altíssimo nível”, diz.

Embrapa e Basf se destacam no quesito volume de notícias publicadas em veículos sobre as marcas com desempenho bastante superior ao dos competidores (3.837 e 999 respectivamente). O Facebook é a rede social mais usada pelas marcas, com todos os player presentes. A John Deere se destaca (+ de 4Mi fãs) seguida da Basf (+ de 452k) e Bayer (+ de 357k). O player que detém o maior engajamento nesta rede é a Mahindra (5,53%) seguido pela Eirine Solutions (3,01%) e Fockink (1,69%).

O Youtube é a segunda rede social mais adotada, com média de publicações de 56 vídeos – a Basf foi o grande destaque, com mais de 314 vídeos. “É uma grande descoberta nesta análise, pois apesar de ser uma rede importante, não é usada com frequência pela maior parte do mercado por exigir produção de vídeo”, aponta Prange,

No Instagram, os maiores ativos sociais são da John Deere (+ de 678k seguidores), AGCO (+ de 199k seguidores) e Stara (+ de 32k seguidores). Já no que diz respeito ao engajamento na rede, os destaques ficam para Basf (4,77%) Fockink (3,85%) e AGCO (2,87%). Os players que realizaram o maior volume de publicações na rede no período foram a Embrapa (75 posts), AGCO (52 posts) e Mehindra (50 posts).

O Twitter é a rede social menos usada. Somente 6 dos 10 analisados possuem conta ativa na rede social. Os destaques são a Basf, que tem o maior ativo social (+ de 73k seguidores) e foi a que mais publicou no período (292 tweets). A Mahindra é a que tem maior engajamento (0,83%) seguida da John Deere (0,14%) e da AGCO (0,10%).

“O melhor dos mundos para as empresas é ter um ativo e um nível de interações superior aos competidores”, diz Prange, destacando a importância da qualidade dos conteúdos produzidos para que isso aconteça.

Mais posts no blog

Você está preparado para as próximas eleições municipais?

Satisfeito com sua performance nas redes sociais? Está tudo pronto de verdade para as próximas eleições? Se a resposta for sim, economize tempo e nem siga adiante. Mas se você admite que conhecimento nunca é demais e quer deixar tudo perfeito para fazer uma campanha histórica, reserve um minuto para ler esse post.

Ler o post

Zeeng facilita o mercado de marketing e comunicação

Com o título de primeira plataforma de Big Data Analytics do mercado de marketing e comunicação do Brasil, a Zeeng traduz o esforço empreendedor de seus criadores para conquista global. A startup foi idealizada tomando como base a estrutura de sua plataforma, que facilita e viabiliza o trabalho de profissionais que atuam no setor de marketing e de comunicação.

Ler o post

Zeeng Score – Indicador que permite comparar marcas no ambiente digital

Em um mundo cada vez mais complexo, onde os modelos de comunicação se fragmentam e criam um ambiente caótico que transforma rapidamente os hábitos de consumo, as marcas sofrem para se manterem ativas e competitivas. Sempre antenada ao mercado e com a missão de otimizar a gestão dos profissionais de marketing e comunicação, a Zeeng, primeira plataforma de big data analytics voltada para o setor, anuncia o Zeeng Score.

Ler o post

Fique conectado

Cadastre o seu e-mail abaixo e receba as novidades da nossa plataforma.
Oba, agora é só ficar ligado na sua caixa de correio.
Ops, algo deu errado! Tente novamente.
Fique tranquilo! Nunca compartilhamos seus dados com terceiros.