Back to Blog

Como performam as agências no ambiente digital?

Bruna Aosani

As agências de publicidade, propaganda e marketing estão por trás das estratégias de posicionamento de marca e vendas que fazem do Brasil um dos maiores e mais criativos mercados de comunicação do mundo. Neste segmento, há muito, somos referência.

E o que temos visto é que os esforços de comunicação têm sido cada vez mais direcionados para o digital e para a construção de campanhas que saiam do lugar comum, num desafio constante de inovar e compreender as mudanças no campo do consumo e do comportamento, especialmente em um período tão atípico como esse que  vivemos.

Ao lado das chamadas big ideas, as grandes sacadas, e da intuição de mentes brilhantes e criativas, também se destacam cada vez mais profissionais com perfil analítico e de tecnologia que, em um trabalho conjunto com os criativos, têm conseguido desenvolver estratégias mais assertivas, inteligentes e com foco cada vez maior na geração de resultados, porque são baseadas em evidências, em dados. 

Apesar dessas agências serem as responsáveis pela presença digital de milhares de empresas, espalhadas por todo o país, nos perguntamos: será que elas têm se preocupado com a performance digital da sua própria marca no ambiente digital?

Para entender como estão se comunicando, analisamos esses players na perspectiva de redes sociais, conteúdo noticioso e web analytics, considerando 280 marcas com perfis brasileiros catalogadas na Plataforma Zeeng, entre o período 01/01/2021 a 09/03/2121.

Este é o Ranking das 100 agências de comunicação, publicidade e marketing em performance digital no brasil

Os destaques foram para: AlmappBBDO, Publicis, Ogilvy, DPZ&T e Accenture Interactive.

O ranking foi realizado através do Zeeng Score, indicador próprio da Zeeng que mede a presença digital das marcas através de mais de 60 variáveis e compara com os demais players do mesmo setor. 

Ranking de performance das agências de publicidade, marketing e comunicação no Brasil.

O estudo completo é dividido em três olhares: Web Analytics, Notícias e Redes Sociais.

Baixe o estudo completo!

Você pode fazer ter acesso ao conteúdo completo do Estudo, gratuitamente. Preencha o formulário abaixo para baixar agora mesmo e receber uma cópia por email. 


Web Analytics

As marcas que melhor performaram na web foram as que obtiveram a melhor nota no Ranking Global de Website. Esse ranking traz uma estimativa de popularidade do site, relacionado com todos os sites do mundo.

Quem se destacou nesse quesito foram: Accenture Interactive, Isobar e Grey.

Abaixo também estão as médias de taxa de rejeição, permanência no site e tráfego oriundo de mecanismos de pesquisa.

Dados de Web Analytics das agências analisadas

Conteúdo noticioso

Quando analisamos as marcas no meio digital de forma holística, não podemos deixar de levar em consideração os veículos e todo conteúdo noticioso relacionado às marcas comparadas.


Dentre os mais de 3k veículos que mencionaram as agências em 4.4k notícias, os portais de destaque foram: Propmark, Exame, Acontecendo Aqui, Meio e Mensagem e Adnews.

Veículos que mais mencionaram as agências no período analisado

As agências que mais foram mencionadas em conteúdo noticioso foram: BETC, CP+B e Dentsu.

Analisamos além das informações quantitativas, quais os temas mais estão sendo comentados e quais players estão abordando os assuntos. 

As temáticas analisadas foram: Representatividade Feminina, Diversidade, Premiações e Data Driven Marketing.


Você encontra os resultados da análise de temáticas baixando o estudo completo aqui.

Agências mais mencionadas em conteúdo noticioso

Redes Sociais

Juntos os 100 players somam um ativo social de 3.9 milhões, considerando Instagram, Facebook, Twitter e Youtube. As marcas que mais possuem seguidores nas redes são SunsetDDB, WMcCann e Africa

Baixando o estudo completo você encontra quais obtém maior volume de seguidores em todas as redes, os formatos mais utilizados, top posts em interações nas redes sociais, entre outros insights.
Durante o período analisado, o Facebook foi a rede mais utilizada pelas agências.

Redes Sociais mais utilizadas pelas agências no Brasil

V4 Company, Valkiria e Papaya foram as agências que mais postaram no Facebook.

Agências que mais postaram no Facebook

Abaixo estão os dias e horários em que as publicações obtiveram mais engajamento em cada rede.

Dias e horários de maior engajamento nas redes sociais

Lembrando que para ver o estudo completo é só fazer o download aqui.

Ah, se você quiser que consideremos a sua agência na próxima edição do estudo, pode mandar sua sugestão para contato@zeeng.com.br e iremos cadastrá-la na plataforma :)


Mais posts no blog

Análise de presença digital dos escritórios de contabilidade

Em parceria com a Essent Jus e Captee analisamos como as contabilidades de destaque estão trabalhando sua performance digital e quais pontos podem servir de referência para as demais.

Ler o post

Zeeng está entre as 100 Startups to Watch 2021

Em sua quarta edição, a lista traz cem empresas com soluções inovadoras para atender às demandas de uma economia em transformação. São startups com potencial para se tornarem líderes e prontas a receber a atenção de investidores, grandes empresas, governos e aceleradoras.

Ler o post

Indústria farmacêutica e a questão de sustentabilidade e responsabilidade ambiental no Brasil

Em parceria com o Panorama Farmacêutico analisamos como a indústria farmacêutica trabalha as questões de sustentabilidade e responsabilidade ambiental em seus canais digitais.

Ler o post

Fique conectado

Cadastre o seu e-mail abaixo e receba as novidades da nossa plataforma.
Oba, agora é só ficar ligado na sua caixa de correio.
Ops, algo deu errado! Tente novamente.
Fique tranquilo! Nunca compartilhamos seus dados com terceiros.