Back to Blog

Como anda a comunicação digital dos Clubes Brasileiros de Futebol?

Edu Prange

Os Clubes brasileiros têm encontrado no meio digital uma forma de alavancar seus negócios, principalmente após a pandemia de coronavírus onde a comunicação através das redes sociais se mostrou ainda mais necessária.

Além de garantir um contato mais íntimo e frequente com os torcedores e sócios, as mídias sociais conseguem manter a proximidade e os trabalhos com patrocinadores.

Um bom exemplo de produção de conteúdo é a série europeia Matchday produzida pelo Barcelona para a Netflix.

A fim de entender quais Clubes melhor estão performando no Brasil analisamos mais de 90 players catalogados na Plataforma para chegar aos Top 20 em presença digital.

Consideramos o período de 07/06/2020 à 07/07/2020 nessa análise.

Os players em destaque no Zeeng Score são: Flamengo, Palmeiras, São Paulo Futebol Clube, Fluminense e Sport Clube Internacional.

O Zeeng Score é um indicador nosso que mede a presença digital das marcas a partir das vertentes de redes sociais, web analytics e notícias e faz um comparativo com os demais players de cada setor (nesse caso, setor de clubes de futebol), gerando um score final.

O gráfico abaixo mostra a quantidade de fãs/seguidores que os players analisados possuem nas redes sociais. O Clube com maior ativo social é o Flamengo, com mais de 32 milhões.

Podemos ver ainda quais Clubes mais ganharam ou perderam seguidores no período.


O Gráfico de Share of Voice indica quais players mais postaram e quais são as redes sociais mais utilizadas.

Mais uma vez o destaque vai para o Flamengo que realizou mais de 1.5k publicações no período analisado. A rede social mais utilizada pelos 20 Clubes foi o Twitter.


Dentre todas as publicações dos Clubes analisados, o post que mais obteve engajamento foi do Vasco da Gama no Youtube, obtendo pouco menos de 200k interações.

O Flamengo também se destacou alcançando 04 posições nos Top Posts de redes sociais, todas elas no Youtube.


Mais posts no blog

Marketing Mix Modeling: A chave para melhores resultados de negócio

Curto e rápido, é uma técnica de avaliação de desempenho das estratégias postas em prática durante um certo período para analisar e entender o quanto cada ação está sendo eficaz

Ler o post

Como criar uma estratégia de conteúdo digital

O poder por trás do conteúdo digital não é motivo para discussão. De acordo com o Statista , quase 4,66 bilhões de pessoas eram usuários ativos da Internet em outubro de 2020. Isso significa que 59% da população global está procurando por novos conteúdos online envolventes.

Ler o post

Fique conectado

Cadastre o seu e-mail abaixo e receba as novidades da nossa plataforma.
Oba, agora é só ficar ligado na sua caixa de correio.
Ops, algo deu errado! Tente novamente.
Fique tranquilo! Nunca compartilhamos seus dados com terceiros.