Back to Blog

Como anda a comunicação digital dos Clubes Brasileiros de Futebol?

Edu Prange

Os Clubes brasileiros têm encontrado no meio digital uma forma de alavancar seus negócios, principalmente após a pandemia de coronavírus onde a comunicação através das redes sociais se mostrou ainda mais necessária.

Além de garantir um contato mais íntimo e frequente com os torcedores e sócios, as mídias sociais conseguem manter a proximidade e os trabalhos com patrocinadores.

Um bom exemplo de produção de conteúdo é a série europeia Matchday produzida pelo Barcelona para a Netflix.

A fim de entender quais Clubes melhor estão performando no Brasil analisamos mais de 90 players catalogados na Plataforma para chegar aos Top 20 em presença digital.

Consideramos o período de 07/06/2020 à 07/07/2020 nessa análise.

Os players em destaque no Zeeng Score são: Flamengo, Palmeiras, São Paulo Futebol Clube, Fluminense e Sport Clube Internacional.

O Zeeng Score é um indicador nosso que mede a presença digital das marcas a partir das vertentes de redes sociais, web analytics e notícias e faz um comparativo com os demais players de cada setor (nesse caso, setor de clubes de futebol), gerando um score final.

O gráfico abaixo mostra a quantidade de fãs/seguidores que os players analisados possuem nas redes sociais. O Clube com maior ativo social é o Flamengo, com mais de 32 milhões.

Podemos ver ainda quais Clubes mais ganharam ou perderam seguidores no período.


O Gráfico de Share of Voice indica quais players mais postaram e quais são as redes sociais mais utilizadas.

Mais uma vez o destaque vai para o Flamengo que realizou mais de 1.5k publicações no período analisado. A rede social mais utilizada pelos 20 Clubes foi o Twitter.


Dentre todas as publicações dos Clubes analisados, o post que mais obteve engajamento foi do Vasco da Gama no Youtube, obtendo pouco menos de 200k interações.

O Flamengo também se destacou alcançando 04 posições nos Top Posts de redes sociais, todas elas no Youtube.


Mais posts no blog

Como os maiores clubes de futebol do mundo estão disputando espaço no digital?

A pandemia do Coronavírus acelerou a transformação digital do mundo, e o futebol mostrou, neste período, um incrível poder de engajamento, monetização e entregas digitais para patrocinadores.

Ler o post

Quais são os players de streaming com melhor performance digital?

A fim de entender como os players de streaming estão se comunicando e o que melhor está funcionando em suas estratégias digitais, analisamos quais têm se destacado e também descobrimos novas plataformas, além das gigantes do mercado.

Ler o post

10 cursos para você entrar de vez no universo data driven

O meio digital possibilita a captura de uma quantidade inimaginável de dados, mas todo esse volume não serve de nada se você não souber como usar ao seu favor, e é justamente por isso que decidimos compartilhar 10 cursos que vão te colocar de vez no mundo data driven e te ensinar como transformar dados em informações úteis.

Ler o post

Fique conectado

Cadastre o seu e-mail abaixo e receba as novidades da nossa plataforma.
Oba, agora é só ficar ligado na sua caixa de correio.
Ops, algo deu errado! Tente novamente.
Fique tranquilo! Nunca compartilhamos seus dados com terceiros.