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Áudio, Voz & IA

Bruna Aosani

Nossa querida parceira da Alright Media, Isadora Longo fez uma análise super interessante sobre a temática da voz e áudio, e nós da Zeeng, resolvermos dividir com vocês por aqui. Afinal, conteúdo bom sempre tem que ser compartilhado!

A Alright participou do evento IAB Next que é uma iniciativa da instituição para trazer diferentes trilhas de conteúdo sobre o mercado de mídia digital, assim como o evento dessa semana serão diversas manhãs para discutir sobre dados e a maturidade digital do setor, vídeo e streaming, branding e personalização, entre outros conteúdos. O primeiro tema escolhido para inaugurar esse novo formato de evento, em épocas de pandemia, foi: Áudio, voz e IA.

A Temática da voz e áudio apesar de já estar no mercado a bastante tempo através do rádio, por exemplo, tem ganhado cada vez mais relevância a partir do avanço e adoção  de novas tecnologias pelos usuários, como casas, carros e widgets inteligentes que são cada vez mais habilidosos não apenas tendo a capacidade de trazer informações sobre tempo e distância, por exemplo e, sim, sendo capazes de controlar o ambiente, realizar determinada ação, cada vez mais automatizadas e comandadas pela voz. Esse fenômeno propiciou o crescimento dos assistentes virtuais, que saltaram de 13 milhões em 2016, para mais de 205MM em 2019. Dados apresentados por Pete Erickson primeiro palestrante do dia e idealizador Voice Summit. 

Outro ponto que corrobora o crescimento e aceleração desse processo de transformação de interações através da voz é a pandemia do Novo Coronavírus, uma vez que a adoção de ambientes sem a necessidade de toque se tornam um item de diferenciação nosso "novo normal". Os mercados de saúde, educação e gamming aparecem como os mais promissores desse novo mercado, mas as oportunidades são para todas as marcas e setores, uma vez que traz uma maior proximidade e personalização para se comunicar com as pessoas.

Essa discussão sobre esse novo mercado me fez relembrar da apresentação do case da Mastercard no SXSW 2019 sobre sua construção de Brand Sound. A marca entendeu que a forma das pessoas de consumir migrou muito para o online e meios de pagamento e com esse nova maneira a exposição da Mastercard seria menor, portanto ela desenvolveu uma forma de seguir sendo lembrada a partir desse novo paradigma, ou seja, toda vez que tenha uma transação com cartões Mastercard na aprovação da compra é reproduzido o Brand Sound da Marca. 

Apesar das interfaces sem toques e comandadas por voz estejam ganhando cada vez mais relevância é imprescindível que estejamos atentos a discussão sobre proteção de dados e as novas legislações (LDGP, GDPR) uma vez que uma maior quantidade de padrões e informações são coletadas dos usuários e incluídas na nuvem. Quanto mais as casas, carros e widgets se tornam inteligentes e facilitam as nossas rotinas - deixando nosso café da manhã pronto, avisando que está faltando produtos na geladeira ou sugerindo levar um guarda-chuva, porque a previsão é de chuva - mais esses dispositivos estarão sob o controle das nossas vidas.

Post originalmente desenvolvido por Isadora Longo – Gerente de operações de negócios na Alright AdTech Company.


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