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Atuação das Instituições de Ensino Superior Privadas nas redes sociais

Bruna Aosani

O Brasil possui hoje mais de duas mil Instituições de Ensino Superior Privadas e segundo o estudo realizado pela BTG Pactual, o mercado de Educação está em alta durante a quarentena.

A presença online destas Instituições é extremamente importante em suas estratégias de comunicação, visto que, seu público é majoritariamente jovem e estes se encontram nas redes sociais, certo?! Mas além de estarem presentes no ambiente digital é imprescindível monitorar o que melhor está performando nas suas redes e dos competidores para garantir maior assertividade na comunicação com o usuário.

Você sabe quais são os melhores horários para publicação nas redes sociais?

Quais os formatos das publicações que mais geram interações?

E qual a freqüência de publicações em cada rede?

Com o objetivo de entender a atuação das Instituições de Ensino nas redes sociais e identificar as que mais se destacam, analisamos mais de 350 players do setor catalogados na Plataforma e mais de 6 mil publicações nas redes sociais nos últimos três meses (10/03/2020 à 10/06/2020).

Estas são as Instituições de Ensino Superior Privadas do Brasil que mais se destacam: ESPM, FDC, FGV, Ibmec, Insper, PUCPR, PUCRS, PUCSP, Unifor e Unisinos.

O Gráfico de Share of Voice abaixo mostra quais são as marcas que mais estão postando e quais as redes mais utilizadas dentro do segmento monitorado.

As 10 marcas selecionadas somam mais de 6k posts no período e as que mais postaram foram Insper, Unifor e FGV. A rede mais utilizada foi o Facebook.

Dentre todos os posts do período em todas as redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube) estes são os que obtiveram maior engajamento.

A publicação de maior destaque foi da PUCPR em uma campanha do dia do Abraço em que cada comentário equivalia a R$1 em alimentos destinados a uma Instituição, somando 60k comentários.

O post que obteve maior engajamento no Facebook foi da PUCSP lamentando o falecimento de um ex-aluno da instituição.

No Instagram a publicação de destaque foi também da PUCPR na Campanha do dia do Abraço.

A PUCSP obteve três dos posts com maior engajamento no período, sendo eles sobre o anúncio de falecimento de um ex-aluno, o projeto de empréstimos de computadores aos alunos e um comunicado sobre o Covid-19.

Dentre os posts em destaque no Twitter, cinco deles são relacionados ao Sleeping Giants e a veiculação de anúncios. A publicação que obteve maior engajamento foi da PUCRS.

A Unifor obteve três publicações em destaque no Youtube, sendo a que obteve mais engajamento uma live sobre o Meio Ambiente.

Predominância para o formato de imagem nas estratégias dos players analisandos.

Consideramos imagem, vídeo, carrossel, link, nota, status, tweet, retweet e reply na análise de formatos.

As marcas com maior ativo social são FGV, Insper e ESPM somando mais de 2 milhões de fãs.

A rede que possui mais seguidores das três empresas em destaque é o Facebook.

Analisamos ainda quais são os horários que estas marcas obtém um maior número de interações em suas publicações nas Redes.

Considerando Facebook, Instagram e Twitter o dia e horário que gerou maior engajamento foi na Quinta-feira às 10 horas.

O dia e horário que gerou maior engajamento no Facebook foi na Quinta-feria às 19 horas.

No Instagram o dia de maior engajamento também foi na quinta-feira às 10 horas.

Diferente das outras redes, o dia em que as publicações no Twitter mais obtiveram interações foi na segunda-feira às 10 horas.

Mais do que ter uma estratégia de comunicação multicanal é extremamente importante levar em consideração os melhores formatos, a freqüência, o tom de voz e os dias/horários que mais performam junto ao seu público de interesse como forma de garantir um maior engajamento nas redes sociais.

Obviamente que não existe nenhuma receita de bolo para o sucesso e sim uma série de evidências sobre os esforços de comunicação dos concorrentes que podem e devem ser levados em consideração para uma estratégia de posicionamento e presença digital de alto nível.

Como você tem feito suas análises de benchmarking atualmente? Utiliza ferramentas que fornecem insights e auxiliam nesse processo?

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