Back to Blog

Atuação das cervejarias nas redes sociais

Edu Prange

Verão combina com cerveja gelada, certo? Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no ano passado foram abertas 320 novas fábricas no país, o que significa quase uma nova cervejaria por dia.

Sabe-se que estas marcas sempre tiveram um grande apelo ao público através de propagandas, sejam nos veículos tradicionais ou digitais. Com a ascensão das redes sociais, cada vez surgem mais campanhas envolvendo esse nicho de mercado.

A fim de entender melhor o posicionamento das principais marcas cervejeiras do Brasil, analisamos a atuação de 20 empresas nas redes sociais considerando os primeiros 100 dias de 2020.

A primeira imagem mostra o Zeeng Score, um indicador da nossa plataforma que mede a presença digital das marcas tendo em vista as vertentes de Redes Sociais, Web Analytics e Conteúdo Noticioso e comparando com as marcas de cada setor (nesse caso, setor cervejeiro). 

Como mostra a imagem, as empresas tradicionais Brahma, Heineken e Skol estão no topo desta lista.


O Gráfico de Share of Voice mostra quais são as marcas que mais estão postando e quais as redes mais utilizadas dentro do segmento monitorado.

As 20 marcas selecionadas somam mais de 1,7k posts no período, as que mais postaram foram Brahma, Budweiser e Skol e as rede mais utilizada foi o Twitter.

Os posts em destaque foram para as marcas Brahma, Skol, Heineken e Bellavista.

Percebe-se que as publicações com maior engajamento têm um viés descontraído e humanizado nas imagens.

Os formatos de posts mais utilizados nas redes são imagens e vídeos.

Consideramos imagem, vídeo, carrossel, link, nota, status, tweet, retweet e reply na análise de formatos.


As marcas com maior ativo social são Heineken, Corona e Budweiser e a rede que possui mais seguidores das três empresas em destaque é o Instagram.

Analisamos ainda quais são os horários que estas marcas obtém um maior número de interações em suas publicações nas Redes e descobrimos que às 18h tem um pico de interações, em destaque na terça-feira.

Concluímos que estas marcas são muito ativas no meio digital e os diversos players competidores disputam os destaques em várias vertentes. A análise reforça a importância de monitorar o ambiente competitivo e entender quais estratégias melhor estão performando para cada marca.

Mais posts no blog

Como a análise de concorrência pode melhorar a performance da sua marca?

A competição é um combustível para a inovação. O surgimento de novas tecnologias e a própria internet e suas inúmeras possibilidades, exigem cada vez mais uma estratégia de marketing não só eficaz, mas principalmente relevante.

Ler o post

7 dicas para construir uma estratégia Data Driven

Juntamente com nossos parceiros do Share, criamos um passo a passo para ajudar você a construir uma estratégia data driven de sucesso. Bora lá?

Ler o post

Áudio, Voz & IA

A Temática da voz e áudio apesar de já estar no mercado há bastante tempo através do rádio, por exemplo, tem ganhado cada vez mais relevância a partir do avanço e adoção de novas tecnologias pelos usuários, como casas, carros e widgets inteligentes que são cada vez mais habilidosos

Ler o post

Fique conectado

Cadastre o seu e-mail abaixo e receba as novidades da nossa plataforma.
Oba, agora é só ficar ligado na sua caixa de correio.
Ops, algo deu errado! Tente novamente.
Fique tranquilo! Nunca compartilhamos seus dados com terceiros.