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Análise profunda do ambiente competitivo é estratégia de sucesso para 2020

Edu Prange

Vivemos em um mundo hiperconectado e em constante transformação no qual a análise do ambiente competitivo torna-se cada vez mais importante, falando do ponto de vista de estratégias de negócios. Isto é, ser guiado por dados precisos já está no core do processo. A Forrester Consulting diz que 90% das organizações vão usar insights orientados por dados para conduzir seus negócios até 2020.

Assim, perceba que as tomadas de decisão já estão sendo realizadas, em sua maioria, com base na captura e análise aprofundada dos dados que possam ter valor para os objetivos e propósitos do negócio. O que vai fazer a diferença, então, daqui para a frente, é o que, de fato, cada companhia consegue fazer para se diferenciar com os dados de que dispõe.

Em nossa sociedade em rede, informacional e global, naturalmente amplia-se a competição entre as companhias. Seu concorrente, hoje, está em qualquer lugar do mundo. E a liderança será daquelas companhias que conseguirem utilizar, efetivamente, o conhecimento a partir dos seus dados para inovar, criar engajamento, encantar o público e garantir seu posicionamento no mercado.

É por isso que digo: terão destaque aquelas organizações que sistematizarem seu trabalho de monitoria sobre o que está acontecendo no seu entorno. A análise profunda do ambiente competitivo deve atentar para o monitoramento dos concorrentes, tanto os já conhecidos quanto os novos entrantes e coadjuvantes. É preciso ir além dos dados de mercado mais comumente contemplados.

Posicionamento de marca

Considerando a velocidade das mudanças no mercado, uma das únicas formas de uma empresa se manter competitiva é por meio da inovação, certo? Mas ela parte de um processo de conhecimento pleno sobre os esforços existentes no mercado de atuação, em termos de serviços, produtos ofertas, etc. Ou seja, para inovar, uma organização precisa ter uma análise precisa do seu ambiente competitivo.

Faço aqui um destaque. Neste momento, inovação e competitividade são quase sinônimos, já que a inovação é o único modelo que permite que essas empresas se mantenham competitivas. E não há maneira de fazer isso isso sem sistematizar a monitoria e ter, assim, pleno conhecimento dos players que estão atuando no seu mercado, independente de onde eles estejam, e sobre essa atuação.

Essa análise profunda e sistematizada do ambiente competitivo é cada vez mais crucial. Isso porque no ano que vem vamos, talvez, consolidar uma percepção por parte dos gestores de marca e das organizações: não faz mais sentido um posicionamento de marca exclusivo pela questão de preço. E sim atrelado muito mais a uma oferta que realmente se preocupa com a experiência do cliente.

Ou seja, a lógica da competição e do posicionamento da marca estará muito mais ligada à preocupação efetiva de solucionar um problema do consumidor, ao valor agregado no serviço, no atendimento, na garantia, no pós-venda. Enfim, em todas as diferentes frentes, deixando para trás definitivamente a noção do posicionamento exclusivo em função de preço.

Análises como estratégia de real valor

Se você parar para pensar, perceberá que as empresas que hoje têm uma forte estratégia por preços, sem levar em consideração a questão do branding, do reforço e do posicionamento da marca, estão com os dias contados.  E por quê? Ora, se a competição também é global, naturalmente a precificação fica muito mais agressiva.

E como disputar preço com players que conseguem ser mais baratos em função da escala, por exemplo? Se tudo que você tem a oferecer é preço, precisa melhorar. O consumidor de hoje, bem informado e decidido, espera em cada compra uma experiência que vai muito além do menor preço. O que sua marca está fazendo para ganhar, efetivamente, um lugar na mente e no coração desse cliente?

O que estou dizendo é que seu negócio deve ter uma marca bem posicionada e um trabalho de reforço dessa marca para fazê-la ser percebida por seus outros valores e não ser posicionada simplesmente por oferecer preços mais em conta. E para isso, a análise do ambiente competitivo é, sem dúvida, sua estratégia-chave para o sucesso em 2020. Você terá base para análises e ações muito mais certeiras.

Creio que em 2020 veremos fortalecer-se a consciência sobre a valorização de uma marca como fornecedora de experiências que vão muito além das ofertas de produtos e serviços. Na minha visão, quem não se adaptar e não usar inteligência de mercado para isso pode perder espaço e morrer. E quem se adaptar, estará fazendo o melhor para o seu negócio.

E para monitorar a presença digital dos seus concorrentes, analisar dados e ambientes competitivos de forma precisa, entender seu posicionamento e destacar-se no mercado, conheça a Zeeng, a primeira plataforma de Big Data Analytics direcionada para aperfeiçoar as estratégias de marketing e de comunicação do mercado brasileiro, e veja tudo que podemos fazer pela sua marca!


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