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7 dicas para construir uma estratégia Data Driven

Bruna Aosani

Todos os dias, consumimos (e produzimos!) uma quantidade imensa de dados e informações. Nessa rotina agitada, muitos desses dados acabam passando despercebidos ou não sendo consumidos da melhor maneira. E é no meio desse caos que surge a luz no fim do túnel: o data driven. 

Essa metodologia baseada na análise de dados, proporciona uma estratégia mais clara e objetiva. A partir dessa análise, é possível obter informações mais precisas, gerar insights e otimizar processos. Mas como aplicar isso no dia a dia da sua empresa? A gente te ajuda!

Juntamente com nossos parceiros do Share, criamos um passo a passo para ajudar você a construir uma estratégia data driven de sucesso. Bora lá?

Planeje!

Pra começar: onde a sua marca está querendo chegar e como ela pretende fazer isso? O primeiro passo é planejar e definir os seus objetivos. Dessa forma, além de saber o que você está procurando, também vai descobrir o caminho certo para encontrar.

Faça uma análise entre os dados já existentes

Que tal parar por um momento e analisar o que você já produziu? Os relatórios e indicadores gerados dentro da sua empresa podem trazer insights importantes, além de ajudar na construção da sua estratégia.

Procure ferramentas que auxiliem o processo

Depois de ter seus objetivos definidos você vai precisar de ferramentas para otimizar o seu tempo e qualificar a coleta de dados. Existem inúmeras ferramentas no mercado para diferentes desafios.

Dê o start na coleta de dados

O primeiro passo é estabelecer prioridades! Com o planejamento estruturado, o foco passa a ser a coleta de dados. Por isso, é importante selecionar aquilo que faz sentido com a sua estratégia.

Acompanhe os resultados

Já estou coletando dados, e agora? É a hora de usar essas informações a seu favor! Coletar dados e não analisar os seus resultados e definir estratégias a partir deles, é o mesmo que não fazer nada. Essa é a hora de usar as ferramentas que auxiliem na tomada de decisões e geração de insights.

Produza conteúdo baseado nos dados

O seu conteúdo agora não será mais baseado na Big Idea e no feeling, mas sim em evidências do seu mercado e que faça sentido com o seu objetivo. Mas a criatividade não fica de lado, viu?! Os dados e a criatividade andam juntinhos nessa hora.

Desenvolva a cultura data driven na sua empresa

Para manter uma boa estratégia data driven é necessário integrar todas as áreas da empresa. É preciso levar as informações para os diferentes setores e desenvolver uma cultura baseada em evidências. Nada melhor do que apresentar bons resultados para estimular a equipe, né?!

Bônus: analise sua concorrência!

Além de basear as estratégias em dados que a sua marca obtém, entender o que está funcionando para os players competidores e benchmarking também é super importante para suas análises. Mas lembre que inspiração não é cópia, ok? 

Agora que já você está por dentro desse passo a passo, a próxima etapa é colocar a mão na massa e construir uma boa estratégia para a sua empresa!


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